Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN TO 27/07/22 às 16:32
Compartilhe

Sebrae realiza hoje 1ª formatura do projeto Força Mulher

Por Redação
ASN TO 27/07/22 às 16:32
Compartilhe

170 mulheres de 13 municípios serão certificadas, em Colinas do Tocantins, nas áreas de gastronomia, beleza e serviços no setor da construção civil

“A cerimônia está chegando e estou cada dia mais ansiosa para receber meu kit e finalmente começar a aplicar o que aprendi com o projeto. É a realização de um sonho ter a oportunidade de tocar o meu próprio empreendimento”. Este é o relato de Kamilla Silva, que será certificada nesta quarta-feira, 27, na 1ª Formatura do projeto Força Mulher, mas poderia ser a voz de qualquer uma das 170 mulheres que serão diplomadas neste dia.

A cerimônia ocorrerá presencialmente no Centro de Convenções do Sindicato Rural de Colinas do Tocantins, a partir das 18 horas. No evento, mulheres de 13 municípios da região receberão seus certificados, estando devidamente aptas a empreender em prol da sonhada autonomia financeira.

Em 2021, primeira fase do projeto, foram realizadas mais de 400 capacitações em 97 municípios nas áreas de gastronomia, beleza e serviços no setor da construção civil.

Cristiana dos Santos, participante do projeto Força Mulher e proprietária do empreendimento Coisa Caseira, em Colinas do Tocantins, conta que a qualificação foi muito importante para aprimorar suas técnicas e está ansiosa para o evento de formatura.

“Fiz um curso de panificação que me ajudou muito no manuseio das máquinas e na preparação do meu produto, minha clientela aumentou e agora já planejo me formalizar para continuar a progredir com o meu negócio”, enfatiza.

Moisés Gomes, superintendente do Sebrae Tocantins, destaca que durante a formatura, terá a entrega do canudo com certificado e as mulheres receberão ainda um kit de materiais e insumos básicos para empreender, podendo assim, utilizar os seus talentos para gerar renda e melhorar a qualidade de vida.

“Agora, elas estão devidamente preparadas para entrar em um mercado de trabalho competitivo e galgar seus espaços, podendo empreender até mesmo em suas próprias casas, perto de suas famílias”, enfatiza o superintendente.

Nesta quinta-feira, 28, será a vez de Porto Nacional. Cerca de 135 mulheres de 11 municípios serão certificadas. No mês de agosto outras 6 regiões do Estado também receberão as formaturas.

Projeto Força Mulher

Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher. O objetivo é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios.

O Sebrae entrou com a capacitação empreendedora e as instituições parceiras com a capacitação profissionalizante.

Foram destinados R$9 milhões provenientes do Sebrae Nacional, articulados pela senadora Kátia Abreu, somados aos R$1,5 milhão de emenda parlamentar, que garantiram o custeio das atividades e o kit de materiais e insumos para empreender.

O Força Mulher tem como parceiro as Prefeituras Municipais, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e conta com o apoio do Sistema Fieto/Senai, Sistema Fecomércio/Senac, Sistema Faet/Senar.

A metodologia com marca registrada pelo INPI já é referência nacional e está sendo prospectada agora pelo Ministério da Economia para ser aplicada em outros estados brasileiros.

—-
Serviço:

Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 99971-2198
www.to.agenciasebrae.com.br
www.sebrae.com.br/tocantins
Facebook: @sebraetocantins

Instagram e Twitter: @sebraeto

Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins, podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem entrar em contato pelo telefone (63) 3219-3302 ou pelo Whatsapp da Assessoria de Imprensa (63) 9.9968-4366, no horário das 9h às 17h.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas